Escolha uma Página

Aparelho ortodôntico

Como saber se devo utilizar ou não?

Para responder a esta sua pergunta sobre aparelho ortodôntico, primeiro deve-se ressaltar que a resposta pode variar de acordo com cada paciente, seja pela idade ou pela necessidade.

Entenda que, em alguns casos, algumas pessoas têm os dentes desalinhados, oclusão não correta e nem por isso se queixam de dor ou de necessidade de colocar aparelho ortodôntico.

Por outro lado, às vezes, há pessoas que têm os dentes bem alinhados, retos, sorriso bonito, mas que relatam dores musculares ou dor na articulação têmporo-mandibular (comumente chamado de “carrinho”) e, nestes casos precisam utilizar aparelho ortodôntico.

Mas via de regra, caso você tenha queixa estética, dificuldade de respirar (tem mais respiração bucal do que via nasal), dificuldade de mastigar os alimentos e, por vezes, dores nas articulações, talvez seja hora de você obter maiores informações sobre aparelho ortodôntico.

Com o aparelho ortodôntico pode haver melhoras funcionais/mastigatórias e respiratórias melhorando a sua saúde oral, além da estética.

Saiba que o aparelho ortodôntico tem tanto função de prevenção (para que o problema de hoje  não se agrave ainda mais futuramente), quanto de interceptação (remoção de hábitos que causem prejuízos ao dentes/músculos), quanto de correção (corrigindo dentes mal posicionados).

Assim, muito além do benefício estético, há o benefício em saúde oral pelo correto posicionamento dos dentes evitando problemas articulares, perda dos dentes e problemas periodontais (na gengiva).

Quanto ao tipo de aparelho ortodôntico a resposta depende de cada caso, pois muitas vezes problemas ortodônticos podem ser solucionados apenas com aparelhos removíveis ou aparelhos ortopédicos (que utilizam a musculatura da face no auxílio do desenvolvimento correto das bases ósseas e correto posicionamento dos dentes).

Enquanto em outros casos há necessidade de utilizar um aparelho ortodôntico fixo associado ou não ao aparelho ortodôntico removível.

Ainda, com relação ao tempo de tratamento e utilização do aparelho ortodôntico, este tempo pode variar de acordo com o problema diagnosticado no paciente, com o tipo de aparelho ortodôntico utilizado e, também, com a resposta do paciente frente ao tratamento colaborando ou não.

Veja alguns sinais de que o aparelho ortodôntico pode ajudar você

Apinhamento dentário

apinhamento dentárioQuando os dentes, tanto inferiores, quanto superiores estão “acavalados” porque existe maior volume de dentes do que volume de arcada dentária.

Há mais dente presente para pouco espaço no osso. Deve-se ter muito cuidado com relação à higienização bucal para que não apareçam cáries nos contatos entre os dentes e não haja doença na gengiva (gengivite).

Diastema/Dentes separados

diastemaOcorre quando há desproporcionalidade entre volume de dentes com relação à arcada dentária, ao contrário do apinhamento dentário.

Há espaço presente entre os dentes (tanto anteriores, quanto posteriores) que pode ter sido gerado por extrações já realizadas ou ausências do dente permanente (agenesia), por exemplo.

Mordida Profunda/Sobremordida

sobremordidaQuando os dentes de cima “escondem” os dentes de baixo quando se morde.

Esta cobertura/sobreposição pode gerar desgaste dentário, além de desconforto muscular.

 

Mordida Aberta

mordida abertaOcorre quando os dentes da arcada superior não tocam os dentes da arcada inferior nos da frente, ou nos dentes posteriores.

O que pode levar à mordida aberta são hábitos deletérios, ou seja, deglutição atípica com interposição da língua, uso prolongado de bico/chupeta, hábito de sucção do dedo, respiração somente pela boca, por exemplo.

O correto uso do aparelho ortodôntico pode ajudar a solucionar o problema.

Mordida Topo-a-Topo

mordida topo a topoQuando os dentes da arcada superior e inferior se tocam bordo a bordo incisal.

Esta oclusão inadequada pode gerar perdas da estrutura dentária ao longo do tempo e dores musculares, por exemplo.

 

Saliento que estes são apenas alguns exemplos de sinais que você pode perceber e que podem lhe mostrar a necessidade de colocar ou não aparelho ortodôntico.

A correta indicação de uso do aparelho ortodôntico é feita somente pelo dentista frente aos sinais clínicos avaliados em uma consulta e aos exames complementares iniciais do tratamento (pasta).

Ainda, é de extrema importância, no uso do aparelho ortodôntico, que o paciente seja colaborador na manutenção, higiene e cuidados diários para que se tenha uma boa resposta frente ao tratamento proposto.

Fique sempre atento às dicas de saúde amigos do Vale do Caí (Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Vale Real).
Dúvidas entre em contato conosco!!! Grande abraço