Escolha uma Página

Dicas de higiene bucal diária

Escove os dentes pelo menos três vezes por dia

dicas de higiene bucal diáriaÉ importante para uma boa saúde e higiene bucal que você escove os seus dentes após o café da manhã, após o almoço e antes de dormir.

Também, é necessário incluir escovação sempre após haver qualquer tipo de alimentação fora do período.

Uma escovação e uso do fio dental adequados vão ajudar você a evitar problemas nos dentes e na gengiva ao remover restos alimentares e a placa bacteriana aderida aos dentes.

Escove sem pressa!

Utilize pelo menos dois a três minutos para uma escovação adequada e cuidadosa.

Procure não realizá-la com pressa e com muita força, pois além de não limpar direito você corre o risco de machucar a sua gengiva e desgastar o esmalte (branco) do dente. fio-dental

Procure inclinar a sua escova em um ângulo de 45 graus aproximadamente no ponto de encontro do dente e da gengiva para remover corretamente as bactérias.

Limpe todas as superfícies dos dentes (parte interna, parte externa, parte onde você mastiga).

No local de contato entre um dente e o outro utilize FIO-DENTAL (não utilize palito de dente, pois além de você poder machucar a gengiva, corre o risco de deslocar restaurações).

Utilize uma pasta de dente que contenha flúor

Procure utilizar pasta de dente que contenha flúor em sua composição. Não saia por ai gastando muito dinheiro achando que a pasta de dente vai resolver todos os seus problemas.

Assim como não saia comprando escovas milagrosas. Você, sabendo escovar os seus dentes com qualquer escova de dente e com qualquer fio dental, precisará de apenas uma pasta de dente para complementar este momento tão importante.

Utilize a quantidade correta de creme dental

A maioria das pessoas utiliza grandes quantidades de creme dental por conta das propagandas na TV, mas saiba que a quantidade equivalente ao tamanho de um grão de ervilha já é o  suficiente para a escovação.

quantidade pasta de denteCuidado com crianças que ainda não têm reflexo/controle na deglutição com relação a grandes quantidades de creme dental para que não haja ingestão e intoxicação por flúor.

A quantidade para estas crianças (menores de 3 anos de idade) deve ser equivalente ao tamanho de um grão de arroz.

A higienização com pastas de dente adulto pode ser feita em crianças desde que haja controle, pois as pastas infantis normalmente apresentam gosto bom que as crianças acabam comendo elas.

Isso aumenta o risco de fluorose dental (manchas brancas no esmalte do dente).

Troque suas escovas quando necessário

Substitua a sua escova de dente a cada três meses ou sempre que as cerdas estiverem abertas, dobradas (gastas), pois ela se torna menos eficiente.

Limpe a sua escova de dente com frequência

Além de lavá-la e secá-la após escovar os dentes, você pode e deve, sempre que possível, higienizá-la com água sanitária. Não se assuste!

Isso mesmo. Dilua o conteúdo de uma colher das de sopa de água sanitária em meio copa de água. Deixe as cerdas imersas nessa solução caseira pelo tempo máximo que você puder deixar.

Antes de fazer a próxima higiene oral lave a sua escova em água corrente para tirar o cheiro e escove os dentes normalmente.

Fique sempre atento às dicas de saúde amigos do Vale do Caí (Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Vale Real).
Dúvidas entre em contato conosco!!! Grande abraço