Escolha uma Página

implantes dentáriosImplantes Dentários

Qual é a área da odontologia ligada aos Implantes dentários?

É a implantodontia, área da odontologia que estuda, desenvolve e aplica técnicas para substituição de dentes perdidos através de implantes dentários

Como funcionam os implantes dentários ?

São parafusos de titânio que substituem a raiz do dente perdido e possibilitam a instalação de um dente semelhante ao original.

A ausência dos dentes pode ser prejudicial?

Sim, pois quanto mais ausências, mais falhas podem ocorrer como: alteração do sorriso, migração dentária e inclinação de dentes adjacentes, disfunção do sistema estomatognático e dores musculares.

O que os implantes dentários oferecem?

Segurança ao paciente, à medida que proporcionam benefícios antes não alcançados como diminuição no tempo de tratamento. Ainda, devolvem ao paciente uma função mastigatória eficiente, estética e fonética.

Existe contra-indicação?

Existe em pacientes com psicose ou desordens hematológicas sistêmicas. Entretanto deve-se tomar cuidado com pacientes com patologias (doenças) em tecidos moles ou duros, com abuso de álcool e fumo, com leucemia, por exemplo. O paciente com diabetes deve ser avaliado juntamente com o seu médico para que as suas taxas de glicose fiquem normalizadas.

Sou fumante. Posso colocar implantes dentários?

Apesar de não trazer benefícios à saúde, não há contra-indicação, desdeu que o paciente diminua o número de cigarros durante o período de cicatrização após a cirurgia.

Quais são os exames necessários para a cirurgia de implantes dentários?

Comumente solicitam-se exames de radiografia panorâmica, de tomografia computadorizada, além de modelos para estudar o caso do paciente. Também, pode-se solicitar exames de sangue para se avaliar o estado de saúde do paciente.

Após perder um dente, quanto tempo devo esperar para fazer a cirurgia?

Deve-se procurar um implantodontista o quanto antes, para que se verifique o caso criteriosamente, pois em algumas situações é possível instalar o implante imediato à perda do dente.

O que é enxerto ósseo?

É a colocação de osso em defeitos ósseos ou áreas que sofreram remodelação óssea ao longo do tempo. Estes possibilitam a colocação de implantes em locais que anteriormente não tinham osso suficiente.

O tratamento com implantes dentários é seguro?

Ao longo dos anos o tratamento com implantes dentários têm demonstrado em estudos científicos uma taxa de sucesso acima de 90%.

Se houver falha no implante dentário, é possível realizá-lo novamente?

Sim, desde que haja cuidado para que se verifique e corrija o fator causal da perda do implante.

As próteses sobre os implantes têm aspecto de um dente natural?

Sim, pois geralmente as próteses possuem um aspecto natural que imita os dentes vizinhos, dando ao paciente um sorriso harmônico.

Quais as vantagens de um tratamento com implantes dentários?

Eliminam as dentaduras e próteses removíveis, recuperam elementos faltantes, função mastigatória melhorada, fonética, estética, e acima de tudo, melhoram a qualidade de vida do paciente.

Quais as desvantagens?

Embora seus custos tenham diminuído ao longo do tempo, ainda é um tratamento com valor mais elevado do que um tratamento com próteses convencionais. Ainda, quando há a necessidade de enxertos ósseos em grande quantidade, o tempo de tratamento acaba sendo maior do que em relação às próteses convencionais.

Veja mais detalhes acessando https://pt.wikipedia.org/wiki/Implantodontia

Fique sempre atento às dicas de saúde amigos do Vale do Caí (Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Vale Real).
Dúvidas entre em contato conosco!!! Grande abraço